terça-feira, 29 de março de 2011

Momento Colecionador - Camiseta 1984

Nestes 75 anos de história, muitas equipes ficaram marcadas na memória do torcedor índio. Uma delas com certeza foi o time de 1984. O time que disputou o MAIOR GAUCHÃO da história. Maior não por qualidade, mais sim por quantidade. Após 48 rodadas, isso mesmo, 48 rodadas, de turnos e returnos infindáveis, 6 equipes se classificariam para o hexagonal final do Gauchão. Ao todo 16 equipes disputaram o Gauchão.


Camiseta utilizada em jogo

A campanha do Aimoré : 16 vitorias, 18 empates, 14 derrotas. Na época em que vitória valia 2 pontos e empate 1, o Aimoré fez uma bela campanha e ficou a apenas 3 pontos da vaga.

Ao todo foram 4 clássicos do vale: NH 3 x 1 Aim, Aim 1 x 2 NH, Aim 1 x 0 NH, NH 1 x 1 Aim.

O Aimoré foi uma pedra no sapato do colorado e empatou as duas partidas contra o Internacional. 1 a 1 no Cristo Rei e 0 a 0 no Beira-Rio.

Já o Grêmio também não conseguiu vencer o índio no Cristo Rei, 1 a 1. Já no Olímpico o tricolor fez 2 a 0 no Aimoré.

O grande destaque do Aimoré era Tonho, que inclusive, mesmo jogando no Aimoré foi convocado para a seleção brasileira e disputou as Olimpíadas de Los Angeles em 1984, desfalcando o índio.

Luis Freire e Celso Augusto também estão até hoje na memória do torcedor.

Espero ter contado um pouco mais da longa e incrível história do Aimoré. Abaixo a foto do time no clássico do vale. Eu ainda era um pequeno mascote na foto, ao lado do meu irmão Sandro.

Saudações aimoresistas!

1984 - Joceli, Celso Augusto, Ricardinho, Larri, Tadeu Vieira, Paulo Omar
Tonho, Luiz Freire, Luiz Fernando, Victor Hugo e Anchieta.

8 comentários:

AABNH disse...

vai sair algum onibus para Garibaldi?
kero ir.
abs

Unknown disse...

Vai sair sim!! entra em contato com o clube. 3592-2202. Saudacoes Aimoresistas.

Unknown disse...

Parabens,pela lembrança deste grande time que já tivemos,era uma alegria pois veja nossos resultados contra os alemães e contra a dupla no comando do Futebol Andre e Felipe na presidencia Gesner,e que emoção ver o Digue e Sandro como mascotes já que nasceram com camiseta no Hospital hoje nossa sequencia é Fred,

Sandro disse...

Bah tenho muitas lembranças dessa época! Era mascote, hoje ainda qdo enxergo o Celso Augusto no Monumental converso com ele, pois entrava de mão com ele como mascote. Lembro de ver o gol do Luiz Freire contra o Grêmio no empate em 1 a 1, aos 48 do 2º tempo, Renato POrtalupi expulso. Também lembro de um jogo em que ao final deste o Luiz Freire estava agachado procurando no gramado não sei se era uma lente de contato ou um dente, algo assim. Anchietinha jogava na ponta esquerda e sempre cruzava rasante e forte para área e às vezes batia em alguém e entrava. Estive na Câmara de Vereadores para ver o Tonho e o Renan (vôlei) ganharem título de cidadão leopoldense pelas medalhas de prata nas Olimpíadas. Lembranças.....amanhã vamos para Garibaldi.

Roberto disse...

1984 - foi o melhor time do Aimoré que eu vi jogar, nosso estádio estava sempre cheio e as outras equipes nos temiam. Nosso time era técnico (Tonho, Luiz Freire, Celso Augusto e o zagueirão Tadeu Vieira). Muita saudade...

Bons Tempos que voltarão em breve, se Deus quiser...

Abraço a Todos e que a quarta-feira nos traga muitas alegrias da serra.

Roberto Silveira Jr.

edu disse...

Lembro do jogo contra o Pelotas no Cristo Rei. 1 a 1. Luis Freire para nós e Ademir Alcântara para o Pelotas. Ambos ponteavam a artilharia do campeonato e foram contratados pelo Inter no final do certame.

edu disse...

Outro grande time foi aquele que tinha o Guedes e o Zico no meio campo. Chegou a treinar com a Seleção Brasileira no Beira Rio.
Abraço e parabéns pelo site.
Edu Ledur.

Da Tribo disse...

em breve vamos fazer uma reportagem sobre a equipe de 1991 que atropelou no Gauchão!